top of page
ESCUDO DA IGREJA.png

Santa Igreja Católica Ortodoxa Apostólica do Bom Samaritano

"Pró-Patriarcado da Hispânia"

A Santa Igreja Católica Ortodoxa Apostólica do Bom Samaritano, ou simplesmente, Missão Ortodoxa Bom Samaritano, é uma Instituição Religiosa elevada à categoria de "Província Eclesiástica Autônoma", através de decreto, no qual adquire Personalidade Jurídica de Direito Canônico, sob o Decreto Patriarcal Número 017/2021, Conforme  Código de Direito Canônico, e demais normas pertinentes, que Governam a Igreja, e cooperará Unida em Amizade e Comunhão fraterna com as Igrejas, Missões e Instituições Signatárias na Comunhão do Patriarcado Ecumênico da Santa Ortodoxia Cristã Latina. A Igreja tem sua Sede Apostólica localizada no bairro de Marechal Hermes, na Cidade do Rio de Janeiro - Capital, Estado do Rio de Janeiro - Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

S.B.S. VLADYKA THEODOSIUS IV AUGUSTUS

Sob o governo apostólico de S.B.S. Vladyka Theodosius IV Augustus de Nicéia y Bizâncio, Pró-Patriarca Titular da Hispânia;  "na vida civil e social", D. Cláudio Magnus Augustus de Saxe Altenburg Bragança de Lucena, com a Dignidade e o Título de Príncipe da Santa Ortodoxia Cristã Latina, com o Tratamento de Sua Alteza Real e Sagrada, Grande Arconte Basileus com Assento no Consistório dos Bispos e membro da Cúria Apostólica do PATRIARCADO ECUMÊNICO DA SANTA ORTODOXIA CRISTÃ LATINA.

 

DA CÚRIA  APOSTÓLICA  PATRIARCAL

​(De Acordo com os Cânones)

Cân. 342 — A Cúria Apostólica Patriarcal, a mais alta instância do Poder, é por meio da qual o Patriarca Ecumênico costuma dar execução aos assuntos de Governo e da Comunhão de Igrejas, e que desempenha o seu múnus, em nome e por autoridade do mesmo para o bem e serviço das Igrejas, e consta da Secretaria Patriarcal, das Congregações Apostólicas, dos Tribunais, das Câmaras Eclesiásticas e de outros Organismos, cuja constituição e competências são determinadas por lei peculiar.


Cân. 343 — Com o nome de Cúria Apostólica Patriarcal designa-se neste Código não só a Cátedra do Patriarca Ecumênico, mas ainda, as Cátedras dos Pró-Patriarcas, a Secretaria Patriarcal, a Chancelaria, o Conselho para os negócios públicos da Jurisdição, e os demais Organismos da Cúria Patriarcal.

 

DO COLÉGIO APOSTÓLICO PATRIARCAL 

Cân. 345 — § 1. O Colégio Patriarcal configura-se na ordem episcopal, a que pertencem os Pró-Patriarcas a quem é atribuído pelo Patriarca a cada um, o título de Hierarca, em suas várias vertentes e denominações, e/ainda o alto governo como Prefeito nas Congregações e Câmaras Apostólicas dentro do Patriarcado.

 

§ 2. O Pró-Patriarca tem por designação natural o Vicariato Patriarcal, simultaneamente, e sem prejuízo de sua liderança com a Igreja que já tenha por título e governo, e representa pessoalmente o Patriarca em seus ofícios e representação.

Cân. 347 — § 1. O Pró-Patriarca é considerado como o primeiro entre os Arcebispos e Bispos, porque representa o Patriarca Ecumênico.

Cân. 350 — §1. Aos Pró-Patriarcas, a exemplo do Patriarca, lhes é facultado o “fons honorum” eclesiástico, inerente à autoridade espiritual, que lhe reserva o direito de propor a criação de Ordens de Cavalaria Cristã, em consonância com o Patriarca, bem como reconhecer, conceder títulos nobiliários de caráter eclesiástico, Consagrar, Ungir, Sagrar e Investir Bispos, Arcebispos, e Príncipes de Confissão Cristã, conforme a liturgia da Santa Ortodoxia Cristã Latina, a todos os que estiverem em sintonia com os postulados da fé Cristã e das diretrizes ecumênicas do Patriarcado.

 

Cân. 351 — Os Pró-Patriarcas ao serem investidos, assumem naturalmente a dignidade e o título de Príncipes da Santa Ortodoxia Cristã Latina, com o tratamento de Sua Alteza Real e Sagrada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MONSENHOR D. BASÍLIO THEODOTUS I

 

"na vida civil" D. Adilson Piovezan, com a Dignidade e o Título de Príncipe da Igreja, com o Tratamento de Sua Alteza Real e Sagrada, Grande Arconte Basileus com Assento no Consistório dos Bispos da Santa Ortodoxia Cristã Latina.

 

MANIFESTO DE PROCLAMAÇÃO

Do Arcebispo Metropolitano Dom +++ Carlos Saavedra Bravo

Igreja Bizantina Ortodoxa Apostólica das Américas

BP BASÍLIO.jpeg
PATRIARCA THEODOSIUS.jpeg
Manifiesto de Proclamacion 2-page-0.jpg
bottom of page